ATIVIDADES REALIZADAS

maio

Dia 3 - Concurso "Uma turma, um poema".
Apenas...LIBERDADE.

Dia 15 - Ainda em experiências tecnológicas... mas nada impediu a biblioteca de divulgar o amor pela leitura. E que tal " A viagem"? Um conto de Sophia de Mello

Dia 22 - A Biblioteca da Escola Secundária de São Pedro da Cova apresentou a leitura encenada da "Ilha dos Amores" na sessão comemorativa do "Dia do Autor Português", na Biblioteca Municipal de Gondomar.

Dia 30 -  Sessão sobre Cesário Verde. Fomos todos Cesário.

abril

2 - IMAGINÁRIO COLETIVO - "OS TRABALHOS DE BACO" - Encontro intergeracional. Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Biblioteca e SPO) - Santa Casa da Misericórdia de Gondomar (Centro Comunitário de S. Cosme).

março

Dia 1 - Dia da Escola ( celebração dos 20 anos)

Dia 8 - Dia Internacional da Mulher

Dias 11 a 15 - Semana da Leitura

Dia 26 - Leitura encenada do episódio da "Ilha dos Amores"

fevereiro

• Dia 2 - Candeias

Dia 7 - Entrega do prémio do 1º concurso Instagram

Dia 14 - Sexy papper (GAAF)

Dia 18 - Ano Internacional da Tabela Periódica

Dias 19,20,21,22 - Exposição "Charnecas das Serras do Porto"

Dia 21 - Fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura (ESG-BMG)

janeiro

Centenário | Sophia de Mello Breyner Andresen | 1919 - 2019

"Como um oásis branco era o meu dia
Nele secretamente eu navegava
Unicamente o vento me seguia."

No tempo dividido, Ed. Caminho. 2003, p.25

11 de dezembro de 2018 Sessão evocativa do 70º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos.

04 de dezembro de 2018

"Quem és, Madalena?"...o feminino romântico em análise...

" - Eu já vos pedi alguma, senhora? - Pois perdoai se vos ofendi, amigo."
Almeida Garrett - Frei Luís de Sousa, Cena XIV, Segundo ato

15/11/2018 o Dia Internacional da Filosofia, na Biblioteca da Escola.

07/11/2018 Reunião preparatória do projeto "Ajuda a Ajudar". Ajuda é todo o ato de DAR DE UM POUCO DE NÓS AO PRÓXIMO.                                      projetoajudajudar@gmail.com

06/11/2018 José Saramago - 20 anos de Prémio Nobel Estendal de Livros

31/10/2018   Halloween na escola secundária de S. Pedro da Cova.

22/10/2018  DIA INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

17/10/2018  Erasmus+ a biblioteca animou-se com os depoimentos dos alunos que visitaram a Grécia e a Turquia, no âmbito do projeto Eramus+
As fotos com paisagens fascinantes, os momentos de partilha de tradições culturais e de diversão, as experiências linguísticas e gastronómicas interessaram sobremaneira a plateia de potenciais participantes no projeto

26/09/2018  O Dia Europeu das Línguas foi comemorado de uma forma muito divertida: apresentação de Banda Desenhada. A professora Teresa Gandra falou sobre a viagem que fez a Bruxelas,
no âmbito do Erasmus +. Como sabemos, a Bélgica é um dos países em que a BD tem mais expressão.

25/06/2018     Parque das Serras do Porto, um projeto cheio de vida

21/05/2018  Apresentação do Fundo Mazola, um excelente momento de partilha de saberes com um "guardador de memórias e de sonhos", o senhor Serafim Gesta Mazola.

30/05/2018   Alguns momentos com Saramago. O Ano da Morte de Ricardo Reis

13/05/2018  Depois da obrigação a diversão. Literatura é vida. A vinda do autor Sandro William Junqueira coroada com um momento de regresso à infância, em dia de atividades desportivas.

30/11/2017  A unidade fragmentada de Pessoa Soares Caeiro Reis e Campos. Um desafio para quem acredita que a PALAVRA é uma arma poderosíssima e que poesia é a vida. Apresentação na nossa biblioteca do Livro do Desassossego porque desejamos o belo.

30/10/2017 Alguns apontamentos do Halloween. A biblioteca, as artes, a educação física, o inglês e o português numa combinação de vontades e de saberes. Ler sempre, ler mais, ler melhor.

23/05/2017  O sonho em Memorial do Convento

06/04/2017 A presença da jovem escritora Cátia Rodrigues, que falou do seu livro intitulado Dubhán Renascido para um público atento e curioso.

28/03/2017  Semana da leitura. O prazer de ler...OS MAIAS.

MEMÓRIAS EM PAPEL - 2010/2011

Projeto que visou a iniciação à investigação sobre o património local pelos alunos do ensino secundário, usando os documentos de arquivo e relato de memórias de antigos mineiros.

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.

Henry Thoreau